quarta-feira, 6 de março de 2013

Brasil, o país que não faz sentido

A tempos o povo brasileiro se envergonha de sua política, a tempos mesmo… Há descontentamentos desde o período colonial, mas nossa história democrática é cheia de pequenos e grandes golpes políticos, como os que garantiram a fama de Getúlio Vargas e a vergonha de Jânio Quadros, o infeliz Golpe Militar de 1964 ou a eleição montada de Fernando Collor. De modo geral, vergonhas como o mensalão do governo Lula só são realmente surpreendentes para quem não tem o mínimo de noção politica ou histórica, mas na minha opinião, entre os anos que assisti o senado rindo da nossa cara, esse ano me surpreendeu. Vamos por uma ordem cronológica, primeiro temos o mensalão, em 2005 no governo do petista Lula, um escândalo que mesmo tendo imagens em vídeo apresentadas no Fantástico, um dos programas mais importantes da mais importante rede de televisão brasileira não deu em nada. Surpresa? Nem tanto. Mas em 2012, agora no governo da sucessora de Lula, Dilma Rousseff, o povo brasileiro via finalmente a justiça. Nas mãos do negro mais comentado do país, Joaquim Barbosa foi considerado exemplo de honestidade na hostil terra brasiliense, na ocasião, caiu a máscara de alguns grandes como Marcos Valério, José Genuíno, Denúbio Soares, e uma lista que envolve outros 22 (Disponível aqui), parecia que a política iria para frente finalmente… Mal esperávamos nós, pobres cidadãos, que um outro ícone político, que não foi condenado como envolvido no mensalão mas que possui envolvimento nos escândalos dos Atos Secretos, e nos “Renangates” Caso do laranjal alagoano; Caso Mônica Veloso; Caso Schincariol e Golpe no INSS viria a se tornar Presidente do Senado (onde as leis são criadas e fiscalizadas e decididas as finanças do país. Na prática, no senado os senadores discutem como o dinheiro será aplicado em cada estado),no inicio do ano seguinte. Faz sentido uma instituição tão importante ter como presidente alguém com a ficha de Renan? Colocar um ladrão para “brincar” com  nosso dinheiro? Talvez, o anterior era o dinossauro José Sarney (risos sem sorrisos)…  Mas acalme-se povo brasileiro, tem mais. Agora temos um homofóbico com ideias racistas e falsamente cristãos como presidente da Comissão dos Direitos Humanos. Com vocês querido público, o pastor Marco Feliciano, que em suas geniais citações em redes sociais, disse que os negros seriam descendentes amaldiçoados de Noé, o que justificava a fome na África, uma citação tão idiota que dispensa comentários por seus equívocos históricos e geográficos. Além disso, se diz contra o casamento homoafetivo de maneira feroz. Me preocupo e muito com a situação, aparentemente estamos voltando a idade média. Temos um estado que apesar de se dizer laico possui um partido cristão, igrejas que cobram sem vergonha alguma indulgências, e agora os Direitos Humanos são ditos por um macaco pré histórico (conhecido popularmente como pastor). Em entrevista o mesmo disse

 

“Disseram ser da Idade da Pedra ou dos tempos de caça às bruxas a escolha de um pastor para presidir a Comissão de Direitos Humanos. Lembro que o maior defensor dos direitos humanos de todos os tempos foi um pastor: Martin Luther King. Não me comparo a ele, mas era também um cristão.”

Mas ele era negro. Mas ele tinha uma causa. Mas ele não vivia em um tempo/local onde a igreja protestante só servia para roubar fieis enganados, mentir e levar o ódio aos demais. Mas ele realmente era um exemplo, não um idiota senhor Feliciano.
Até quando veremos situações tão ridículas? Até quando veremos os Renans dizendo que se fosse jovem, participaria dos manifestos contra si próprio? Até quando veremos os Malufs, procurados pela INTERPOL, como vereadores de um estado como São Paulo? Até quando teremos Marcos e Bolsonaros impondo ideais tão irracionais, primitivos e, se me permitem a palavra, idiotas aos cidadãos comuns?  É lindo protestar, mas petições na internet funcionam? Já funcionaram? Precisamos de um levante nacional. Precisamos de pessoas nas ruas, faixas. Precisamos parar a Globo para um plantão urgente. Precisamos de gente na rua. Tá na hora sim de começarmos uma nova estratégia. Já deu certo na França, na Rússia, no Egito e no Brasil por duas vezes. O povo unido é uma arma temida pelos que devem a ele. Diplomacia é uma opção, apenas uma opção…

 

Revolução Francesa- França

Revolução Francesa- França

Revolução Russa- Russia

Revolução Russa- Rússia

Primavera Arabe- Egito

Primavera Arabe- Egito

Brasil…

Brasil...

Compartilhe : :

0 comentários: